Cachoeirinha desenvolve políticas públicas voltadas aos idosos

Cachoeirinha desenvolve políticas públicas voltadas aos idosos

Compartilhar

Cachoeirinha realiza durante todo o ano uma série de ações voltadas à população desta faixa etária

Cachoeirinha – O mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa é junho, mas a Prefeitura de Cachoeirinha realiza durante todo o ano uma série de ações voltadas à população desta faixa etária. Com o tema “Respeito não tem idade”, o Município homenageia a melhor idade por meio do grupo Convivência Mais Viver, criado no Restaurante Popular, onde os frequentadores são em sua maioria idosos.

No encerramento do Junho Violeta, nesta segunda-feira (30), representantes do grupo foram recebidos no gabinete do prefeito Cristian Wasem. O grupo realiza reuniões e rodas de conversa sobre vários assuntos do interesse dos idosos. “Já vivenciaram palestras de psicologia, com o Procon e nutricionista. Através de uma parceria, alguns estão fazendo o EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Cesuca. Hoje em dia, participam 25 idosos”, conta a criadora do grupo, Hellen Costa Vieira. Também por meio de uma parceria, foi possível adquirir óculos a preço acessível.

A Professora Hellen, como é conhecida, é diretora de Gabinete na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) e também é coordenadora do Restaurante Popular. “No grupo, eles são amparados nas suas necessidades. Encaminhamos alguns casos de idosos com violação às suas contas bancárias. Atendemos um caso de violência familiar onde encaminhamos para uma psicóloga”, lembra.

Neste mês de junho, ocorreu a ação Laço Violeta, distribuído com o objetivo simbólico de mostrar que é possível mudar o cenário de violência contra a pessoa idosa. “Ouvimos vários relatos de idosos que mudaram suas vidas depois que passaram a frequentar o grupo”, ressalta Hellen.

O Restaurante Popular (rua Imbuí, 46 – Vila Cachoeirinha) atende de segunda a sexta-feira das 11h30 às 13h. No local são servidos 100 refeições por dia ao valor de R$ 1. Para utilizar este serviço, as pessoas devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo a sua casa.

Centro de Saúde da Pessoa Idosa

O Município também dispõe do Centro de Saúde da Pessoa Idosa, uma ampla estrutura, incluindo nove consultórios e espaços para grupos de convivência. O espaço oferece atendimento técnico, com uma equipe composta por profissionais de enfermagem, médicos gerais e comunitários, geriatras, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas.

Um dos destaques é o serviço de pilates que ocorre no local. Durante as consultas médicas, os idosos e idosas com doenças crônicas degenerativas na coluna vertebral serão encaminhados para avaliação com fisioterapeuta, que realiza entrevista e avaliação postural global para identificar condições da coluna vertebral, nível de flexibilidade, força muscular, equilíbrio e postura.

O atendimento, na avenida Mário Tavares Haussen, 140, Vila City, é de segunda a sexta, das 7h30 às 17h. Já o agendamento de consultas pode ser feito de forma presencial ou pelo telefone (51) 3041-7194.